terça-feira, 13 de dezembro de 2011

"Nova Política": PPS na era da #REDE23

Por: Mauricio Huertas


     O PPS acaba de aprovar o conceito da #REDE23, um movimento de discussão e mobilização em torno de objetivos comuns, que abrange outras siglas partidárias, entidades, organizações, sindicatos, associações, cidadãos e grupos organizados na internet.

     É um avanço inestimável em direção à "Nova Política", que vem sendo discutida no Brasil e no mundo, nas ruas e nas redes, incluído agora na Resolução Política do Congresso do PPS e como órgão partidário no estatuto novo do partido.

     A #REDE23 é assim definida: "Na democracia contemporânea os partidos não se bastam. Dependem, para fazer política, do estabelecimento e manutenção de redes de relações com movimentos, instituições, grupos na internet e até com personalidades influentes nos temas que trabalham. O partido não mais pode manter a posição de vanguarda da época da circulação restrita de informação e deve assumir a postura de interlocutor dos movimentos, co-formulador de suas reivindicações à luz de suas diretrizes mais gerais, e seu tradutor na linguagem das leis e das políticas públicas."

     Entre as inovações adotadas pelo PPS, além do óbvio reconhecimento de que a política se faz além dos partidos, estão as conferências virtuais e consultas online sobre os temas em pauta na sociedade, reforçando os princípios da direção coletiva e compartilhada, além da interatividade permanente com a militância e com cidadãos sem filiação partidária.
 
A cara da #REDE23 e da "Nova Política"


     Não basta avançar no conceito, é preciso inovar na prática - e se a #REDE23 precisa de uma "cara" que a identifique, estaremos bem representados por Guilherme Cortez, um menino de apenas 13 anos de idade, surpreendentemente consciente e politizado, autor do blog Brasil, país da fantasia, que traduz com perfeição os caminhos da "Nova Política".

     Na foto, o estudante Guilherme Cortez aparece entrevistando o renomado jornalista e escritor Laurentino Gomes (ex-Veja e autor, entre outros, do best-seller "1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil"), em visita que, sozinho, organizou ao Colégio Franciscano Pio XII, aonde cursou em 2011 o 8º ano do Ensino Fundamental.

     Mas quem é, afinal, Guilherme Cortez e o que leva um menino de 13 anos a se interessar pela política? Vamos deixar que ele mesmo se apresente:

 
     Ouço falar dos problemas do Brasil desde os meus 6 anos. Agora, aos 13, escrevo esse blog para mostrar minha indignação com o Brasil de hoje! Amo meu país, por isso estou aqui, fazendo a minha parte para mudá-lo!

     Escrevo esse blog para que daqui a alguns anos, possa sorrir e dizer que lutei até o fim para que meus filhos e netos também sintam o orgulho de terem nascido aqui!


     Tenho costume de conversar sobre política aqui em casa, sempre comentando sobre assuntos como "Caiu mais um ministro", principalmente com meu pai e com a minha avó! Infelizmente, mesmo tendo amigos muito inteligentes, nenhum tem interesse pela política. Todos sempre dizem que eu sou o mais "politizado" do grupo, ou seja, não tenho muitos colegas para conversar sobre esse assunto, o que mostra como a minha geração está alienada.

     Leio principalmente revistas, mas gosto muito de histórias fantasiosas, mesmo adorando gêneros sérios, gostando muito de livros que contam a história de nosso Brasil, como 1808 e 1822.

     Me interesso na política porque eu acho uma maneira extremamente democrática, na teoria, de se promover mudanças para as pessoas. Tenho, sim, muita  vontade de, um dia, seguir a vida política, pois gostaria de fazer o máximo que posso para mudar o que há de errado no Brasil, e acho que não há maneira melhor de fazer isso do que representando o nosso povo.

     Daqui a 10 anos pretendo estar na faculdade, cursando, provavelmente, uma matéria como Jornalismo ou Ciências Sociais. Em 20 anos gostaria de estar me aventurando na vida pública, quem sabe já tentando eleições!

     Sempre me interessei muito por escrever, principalmente sobre assuntos onde posso expressar minha opinião.

     Quero começar a fazer parte da #REDE23, contribuindo com esse partido que, a meu ver, é o mais ético do nosso país.

     Para ter uma ideia, minha preferência pelo PPS é tão grande que, logo nos meus primeiros posts, quando soube que a candidata do partido à prefeitura da minha cidade, Soninha Francine, estava tão bem colocada nas pesquisas, já tive a ideia de expressar meu apoio pela candidata! Bom, tenho certeza que teremos grandes diálogos futuramente!


Fonte: Diretório Estadual PPS/SP