segunda-feira, 7 de novembro de 2011

RJ: CONGRESSO ESTADUAL DO PPS ELEGE NOVO DIRETÓRIO

 
     O espaço da Câmara Municipal de Niterói ficou pequeno para abrigar no último sábado os quase quinhentos filiados, militantes e simpatizantes do PPS do Rio de Janeiro em seu Congresso Estadual. O congresso elegeu o novo diretório, os delegados ao Nacional em São Paulo e a direção executiva, e reelegeu o deputado estadual Comte Bittencourt com seu presidente. Foi também aprovado o documento “Unir os democratas para mudar o Rio de Janeiro.”
     O congresso contou com a presença do vice-governador do estado, Luiz Fernando “Pezão” e do presidente do Diretório Estadual do PPS (Partido Popular Socialista) de Pernambuco e membro do Secretariado Nacional do partido, Raul Jugmann. O deputado Federal Stepan Nercessian e os estaduais, Comte Bittencourt e José Luiz Nanci integraram a mesa que conduziu os trabalhos.
     Abaixo a integra do documento e o novo diretório com suas respectivas comissões e a relação de delegados ao XVII Congresso que acontecerá em São Paulo nos próxims dias 09, 10 e 11 de Dezembro de 2011

UNIR OS DEMOCRATAS PARA MUDAR O RIO DE JANEIRO.

A crise do capitalismo financeiro exacerbada em 2008 ainda não produziu todos os seus efeitos. A questão democrática está passando por grande processo de redefinição. De um lado as forças conservadoras que desejam uma política de democracia regulada e de outro lado há uma diversidade de grupos sociais que clamam pela ampliação dos espaços democráticos no mundo incluindo as Redes Sociais na Internet. Após a “Primavera Árabe”, observamos as “Ocupações dos Indignados” nos EUA e na Europa com o slogan “Somos 99%!”.

Na contracorrente das mobilizações internacionais, a sociedade brasileira ainda não se integrou ao clamor por uma nova forma de participação na política. Há algumas iniciativas tópicas que começam a ganhar fôlego, mas o modelo de uma política clientelista e assistencialista é base do continuísmo do que alguns chamam “lulismo”. Além disso, o tema da ética pública não mexe com a chamada “nova classe média” que ainda dá seus primeiros passos na mobilização política.

A oposição está enfraquecida no Congresso Nacional e não consegue um canal de diálogo com a sociedade, quando não questiona a centralização da gestão pública do país. A nova face do desenvolvimentismo é uma nova etapa de acumulação de riquezas nas mãos da elite brasileira que se internacionalizou. As elites do “capitalismo agrário” se aproximam do Governo nas negociações do Novo Código Florestal. Onde está a oposição? Ela se amesquinha num oposicionismo sem programa. Por isso, o PPS do Rio de Janeiro saúda a iniciativa do Diretório Nacional do partido em defender a unidade das forças democráticas para mudar o país.

Para o PPS fluminense é necessário aprofundar a discussão democrática com os demais Partidos e abrir um processo de diálogo com o atual Governo do Estado. Os avanços conseguidos na atual governança são evidentes quando comparados aos três Governos anteriores. O desmantelamento do crime organizado em setores chaves do sistema de segurança e a iniciativa da pacificação das comunidades carentes é um trabalho exitoso e bem visto pela população do Estado como um todo. Entretanto esta batalha não está vencida e o Governo deverá solicitar ajuda da União para através da Fazenda e da Polícia Federal desbaratar o sistema financeiro do Crime organizado em nossas cidades.

Os episódios do Petróleo e da condução das obras para o Mundial de futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016, demonstram claramente que o Governo do PMDB foi tímido na defesa dos interesses do Estado, acreditando que a simples adesão à presidência da República garantiria um lugar ao sol para o nosso Estado em matéria de verbas e recursos. A adesão do Governador por Lula e Dilma imaginando que o veto a uma prejudicial partilha de Royalties estaria garantido, nos colocou em perigo diante das manobras do atraso no Congresso brasileiro onde se coloca em risco o Pacto Federativo de nossa República. Precisamos de Política para enfrentar os riscos que o Estado está correndo, podendo perder bilhões de Reais pela insânia do atraso neste patrimonialismo infeliz que estamos vivendo graças aos governos petistas e seus cooptados. Estaremos presentes nas manifestações públicas que defendam os recursos a que temos direito na qualidade de estado produtor.

Os investimentos no COMPERJ e as parcerias de novas montadoras de automóveis no Estado nos remetem ao processo educacional. O Estado precisa da incorporação das novas tecnologias da informação ao sistema de ensino público. Professores bem pagos e capacitados, dispositivos tecnológicos, uso das redes sociais e muitos vídeos com os temas curriculares. As Universidades do Rio de Janeiro devem ser convocadas para participarem de tal esforço. Os novos postos de trabalho terão que ter jovens fluminenses preparados para assumi-los.

Não desejamos uma aliança sem propostas. É preocupante o excesso de Secretarias, Empresas Estatais, Fundações e Conselhos. Tal volume de órgãos gestores acarreta o retrabalho e a multiplicação de dispositivos com sobreposição de funções e tarefas. As novas tecnologias possibilitam gestão em colaboração com maior eficácia. Uma gestão com transparência, onde todos os projetos de Governo sejam publicados na Internet, com espaço para qualquer um opinar, criticar e sugerir alternativas.

O PPS conclama a população do Estado e os Partidos políticos para as possibilidades de um projeto sustentável para o Rio de Janeiro. Pretendemos ser parceiros na construção de um Rio democrático e contemporâneo.

O Partido Popular Socialista fluminense dialogará com todas as forças políticas com o objetivo a apoiar as demandas da sociedade por efetivas melhorias no Estado, dando especial atenção a Educação Pública.

O Partido Popular Socialista fluminense orienta uma ação de Independência de sua Bancada na Assembléia Legislativa. Entretanto, condenamos uma postura oposicionista sistemática e ideologizada de algumas bancadas na ALERJ;

O Partido Popular Socialista fluminense por sua tradição defende a autonomia de seus Diretórios Municipais a realizarem alianças com outros Partidos em respeito à realidade política de cada localidade. Contudo, fazemos a indicação que tenhamos candidaturas próprias na maioria de nossos Municípios, trabalhando para elegermos o maior número possível de Vereadores nas Câmaras Municipais.

O Congresso Estadual do PPS-RJ se declara mobilizado em defesa da vida, contra toda e qualquer ameaça por parte de grupos clandestinos de controle das comunidades carentes, as chamadas Milícias, contra parlamentares e magistrados em nosso Estado.

Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2011.

DIRETÓRIO ESTADUAL DO PPS DO RIO DE JANEIRO - 2011

EFETIVOS


1.    AÉCIO NANCI FILHO
2.    ALEXANDRE AZEVEDO DA CRUZ
3.    ALUÍSIO LESSA
4.    AMADOR DE MATTOS SOUZA
5.    ANDREI DE SAMPAIO BASTOS
6.    ARAÚJO PORFÍRIO
7.    ARMANDO MARQUES SAMPAIO
8.    CARLOS ANDRÉ BARRETO PINA
9.    CARLOS EDUARDO CAMINHA
10.  CARLOS VASSIMON DA SILVA
11.  CLÁUDIO MAGNO PAULANTI
12.  CLÉA SCHIAVO WEYRAUCH
13.  COMTE BITTENCOURT
14.  DENISE ISKIN
15.  EDUARDO CARDOSO DA SILVA
16.  FERNANDO DA SILVA FERNANDES
17.  GEORGETTE VIDOR MELLO
18.  GILBERTO SILVA
19.  GILVAN CAVALCANTI DE MELLO
20.  GIVALDO PEREIRA DE SIQUEIRA
21.  JAMILA KALIL SALIM RIBEIRO
22.  JANE DE CASTRO CARDOSO
23.  JAYME MUNIZ FERREIRA NETO
24.  JOSÉ LUIZ NACI
25.  JOSÉ VICENTE FILHO
26.  LEANDRO SAMPAIO
27.  LEONARDO BARBOSA CAVALCANTE
28.  LUCIANO RAMOS PINTO
29.  LUIZ ANTONIO MARTINS GATO
30.  MÁRCIA PEREIRA DE PAULA
31.  MIGUEL ARCÂNGELO RIBEIRO
32.  MIRIAN INÊS DE LIMA
33.  NORMA SHIRLEY SANTOS ANGELO
34.  ORLANDO SILVA
35.  PAULO ANTONIO MEIRELES MANCEBO
36.  PAULO MAURÍCIO MAZZEI
37.  PAULO ROBERTO BAGUEIRA LEAL
38.  RADAMÉS DE OLIVEIRA VIEIRA
39.  RAULINO AQUINO DE BARROS OLIVEIRA
40.  ROBERTO PERCINOTO
41.  SAVÉRIO OLIVETO LA RUINA
42.  SEBASTIÃO RODRIGUES PAIXÃO
43.  SÉRGIO MENDES CORDEIRO
44.  STEPAN NERCESSIAN
45.  VINICIUS HENRIQUES D’AMATO 

SUPLENTES


1.          FABIO MAGALHÃES GARCIA
2.          JOSÉ IVO DE SOUZA
3.          WAGNER LUIZ FERREIRA DA SILVA
4.          RENATO ROCHA VIEIRA
5.          CARLOS ALBERTO CARPI
6.          JOÃO GUSTAVO BRAGA XAVIER PEREIRA
7.          ISAAC SOARES DE SILVA
8.          RONALDO ALVES DE PAULA
9.          DIOGO SACRAMENTO TEIXEIRA
10.     THIAGO FORTUNA SIMÃO
11.     GRAZIELA DE MOURA CAVALCANTI  MELO
12.     SHEILA FONSECA DOS SANTOS
13.     FÁTIMA EDIME DA SILVA BOCAMPAGNI
14.     EVANILDO BARRETO
15.     LUIZA HELENA DE FREITAS RODRIGUES DO LAGO
16.     MARGARET SALGADO MODESTO
17.     MARTHA DA CONCEIÇÃO COSTA

COMISSÃO EXECUTIVA


EFETIVOS


COMTE BITTENCOURT – PRESIDENTE
STEPAN NERCESSIAN – 1º VICE-PRESIDENTE
GEORGETTE VIDOR MELO – 2º VICE-PRESIDENTE
GILBERTO SILVA – 3º VICE-PRESIDENTE
ROBERTO PERCINOTO – SECRETÁRIO-GERAL
RAULINO AQUINO DE BARROS OLIVEIRA – REL. PARLAMENTAR
MIRIAN INÊS DE LIMA – COORD. DE MULHERES
ARMANDO MARQUES SAMPAIO – CULTURA E EVENTOS
MIGUEL ARCÂNGELO RIBEIRO – COORD. BAIXADA
AÉCIO NANCI FILHO – COORD. LESTE METROPOLITANA
PAULO MAURÍCIO MAZZEI – COORD. REGIÃO DOS LAGOS
EDUARDO CARDOSO DA SILVA – COORD. REGIÃO NORTE
CARLOS EDUARDO CAMINHA – 1º TESOUREIRO
JANE DE CASTRO CARDOSO – 2º TESOUREIRO
JOSÉ LUIZ NANCI - MEMBRO
 .

SUPLENTES


1.                SEBASTIÃO RODRIGUES PAIXÃO
2.                LUIZ ANTONIO MARTINS GATO
3.                PAULO ANTONIO MEIRELES MANCEBO
4.                GILVAN CAVALCANTI DE MELO
5.                ANDREI DE SAMPAIO BASTOS
6.                JAMILA KALIL SALIM RIBEIRO
7.                LEONARDO BARBOSA CAVALCANTE

 

COMISSÃO DE ÉTICA


EFETIVOS

ABGAIL PASCHOA ALVES DE SOUZA
ODILON NISKIER
FLORA STROSENBER
DINA MARA FEIJÓ OURIQUES

SUPLENTES

1.                CELINA NISKIER
2.                TEREZA CRISTINA MAYA CABRAL MACHADO
3.                JOCINEIDE DA SILVA RIBEIRO

CONSELHO FISCAL


EFETIVOS

 PAULO FERNANDO AMARAL DE SOUZA LIMA
ANA MARIA DE LA MERCEDE G. DOS SANTOS
SANDRA PINHEIRO

SUPLENTES

1.                MARCO AURÉLIO DE JESUS RISCADO
2.                MARIO AGUILERA CAMPOS
3.                NILTON ALEXANDRE GOMES

DELEGAÇÃO AO CONGRESSO NACIONAL


EFETIVOS


 ABGAIL PASCHOAL ALVES DE SOUZA
AÉCIO NANCI FILHO
ANDREI DE SAMPAIO BASTOS
ARMANDO MARQUES SAMPAIO
CARLOS EDUARDO CAMINHA
CLÉA SCHIAVO WEYRAUCH
COMTE BITTENCOURT
EDUARDO CARDOSO DA SILVA
GEORGETTE VIDOR MELO
GILBERTO SILVA
GILVAN CAVALCANTI DE MELO
GIVALDO PEREIRA DE SIQUEIRA
JAMILA KALIL SALIM RIBEIRO
JANE DE CASTRO CARDOSO
JAYME MUNIZ FERREIRA NETO
JOSÉ LUIZ NANCI
LEONARDO BARBOSA CAVALCANTE
LUIZ ANTONIO MARTINS GATO
MIGUEL ARCÂNGELO RIBEIRO
MIRIAN INÊS DE LIMA
NORMA SHIRLEY SANTOS ANGELO
PAULO ANTONIO MEIRELES MANCEBO
PAULO MAURÍCIO MAZZEI
RAULINO AQUINO DE BARROS OLIVEIRA
ROBERTO PERCINOTO
SEBASTIÃO RODRIGUES PAIXÃO
SÉRGIO MENDES CORDEIRO
STEPAN NERCESSIAN

SUPLENTES

1.                AMADOR DE MATTOS SOUZA
2.                ALUISISO LESSA

Fonte: Imprensa PPS/RJ