segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MG: Partido elege Diretório Estadual e define rumos para eleições municipais

Os socialistas aprovaram a tese "Igualdade, democracia e sustentabilidade – O papel do PPS na construção de uma Minas mais humana". (Foto: Júlio César)

     Muito mais do que uma instância convocada para aprovar resoluções e eleger a nova direção, o VIII Congresso do PPS mineiro se mostrou um representativo ato político, organizado sob os marcos do XVII Congresso Nacional e do processo de reorganização inaugurado no primeiro semestre em todo o país. Em menos de um ano, o PPS aumentou de 800 para mais de seis mil o número de municípios em que está organizado, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
     Além da ampliação organizacional, foi aberto também um fórum permanente entre os militantes no sentido de que se fizesse uma reconstrução política e ideológica dos objetivos buscados pelo partido perante a sociedade e as eleições municipais de 2012.
     Em Minas, o PPS se fará representar em mais de 400 cidades, através de candidaturas preferencialmente próprias e independentes. Os mais de 200 delegados eleitos para o Congresso que se encerrou neste dia 5 aprovaram por unanimidade o documento "Igualdade, democracia e sustentabilidade - O papel do PPS na construção de uma Minas mais humana".
     Na condição de propostas complementares a tese, foram aprovadas seis moções apresentadas pelo pleno, baseadas em diretrizes como a criação da secretaria estadual de direitos LGBT, a montagem de diretórios municipais da Juventude Popular Socialista, o repúdio ao adiamento das obras do metrô em BH, prometidas mais de uma vez pelos governos Lula-Dilma, e o reconhecimento às ONGs que atuam no país, criminalizadas por alguns setores da sociedade após a comprovação de fraudes nos ministérios do trabalho e dos esportes.
     Os socialistas encerraram o congresso elegendo os 104 membros, 51 titulares e 53 suplentes, integrantes do Diretório Estadual do partido. Nas próximas semanas, os dirigentes eleitos para o biênio 2011/2013 serão convocados para sua primeira reunião, durante a qual serão definidos por meio de eleição os cargos da nova Comissão Executiva do PPS de Minas Gerais.

Fonte: Júlio César / PPS-MG